Como iniciar a Introdução Alimentar do bebê?

 

O tempo voou e seu bebê já está apto a iniciar essa nova fase: comer!

A introdução alimentar é uma fase muito rica, com muito aprendizado, exploração, e exige uma certa organização da família, desde a preparação dos alimentos até a reunião na mesa.

O bebê – a criança deve iniciar a fase do comer quando apresentar os sinais de prontidão:

  • Demonstra interesse  e curiosidade pelo que você come
  • Coloca objetos a boca
  • Redução do sinal de protrusão da língua (reflexo que empurra o alimento para fora)
  • Sentar com um mínimo de apoio
  • Controle total da cervical
  • Ter pelo menos 6 meses de vida

Na hora da refeição – montar o prato do bebê semelhante ao da família, com quantidades adequadas a idade. Evitar uso de telas (televisão, celulares, computadores) neste momento, para que a criança consiga focar sua atenção na alimentação. O bebê deve estar alerta, confortável. Se apresentar choro, acalmá-lo (pode inclusive colocar no colo).

O prato – a comida do bebê pode ser na forma tradicional (comida amassada), ou na forma de pedaços (blw), ou mista (uni comida amassada e pedaços). Ambos são eficientes.

A Família – a criança aprende observando, e o papel da família é essencial neste novo aprendizado. Realizar as refeições junto com a criança possui um impacto muito positivo. Se não for possível realizar todas as refeições, faça pelo menos uma ao dia.

A consulta nutricional tem como objetivo te auxiliar a organizar a rotina e te dá toda a base para que possas montar as refeições do seu bebê da melhor maneira possível. Comece essa fase segura e curta cada momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS POSTS