É possível amamentar sem dor?
Este post é para você que está grávida. Independente da fase da gestação, você precisa saber sobre amamentação.
Amamentar é um dos maiores desafios da mãe, após o parto. E por mais que seja um ato natural, não é instintivo, e pode causar dor.
A dor pode surgir por uma pega errada, até mesmo por falhas no cuidado com a mama.
Mas amamentar pode ser sim um momento memorável e sem dor.
- Cuidados com a mama: não use sabonetes e cremes na região da aréola e mamilo. Não use objetos abrasivos nas mamas, como buchas ou toalhas, pois isso favorece o desenvolvimento de lesões. Use sutiãs confortáveis, nada muito apertado. A pele da aréola deve se manter sempre seca.
- Massagem : as mamas podem ficar bem cheias nos primeiros dias após o parto. Para que não sinta dor é necessário realizar massagens circulares em torno de toda a mama, e deixá-la mais macia para quando o bebê for mamar.
- Posicionamento : o bebê deve estar alinhado e de frente para a mãe. É possível usar apoio como almofadas para que a mãe não se curve tanto para baixo. Quanto melhor esse posicionamento da mãe do bebê, mais confortável será a mamada (tanto para a mãe, quanto para o bebê).
- Pega : o bebê deve fazer uma boa vedação na hora de abocanhar a mama. Quando ele abre bem a boca, seu queixo fica encostado no seio da mãe, ele pega mais a parte inferior da aréola, e seu nariz não encosta no seio da mãe.
Quer se aprofundar?
A consultoria de amamentação no pré-natal é repleta de informações como essas e permite que você chegue nesta fase mais segura. Entre em contato conosco e conheça mais sobre esse serviço.